Série FIM – Globo Play

Há muito tempo admmiro Fernanda Torres e escuto falar no seu livro FIM, que inspirou a série, também criada por ela. Agora, tenho o livro aqui e está na fila, aguardando a hora, então soube da série produzida pela Globo Play no final do ano passado e comecei a assistir, sem muita empolgação, confesso. O livro, lançado em 2013 pela Companhia das Letras, foi um um grande sucesso, em breve será lido e resenhado por mim em breve.

Mas quero falar da série de 10 episódios que terminei ontem. Assim como no livro, a série conta a história de cinco amigos — Ciro (Fabio Assunção), Álvaro (Thelmo Fernandes), Neto (David Junior), Silvio (Bruno Mazzeo) e Ribeiro (Emilio Dantas) e acrescenta esposas e/ou namoradas e amantes para os amigos. E as esposas são genialmente interpretadas pelas atrizes Ruth (Marjorie Estiano), Irene (Débora Falabella), Célia (Heloisa Jorge) e Norma (Laila Garin). E olha, que atuações! Que diálogos e sintonia entre os atores.Destaque também para as participações da própria Fernanda Torres, Zezé Mota e Ary Fontoura!

Embalado por melancolia, morte, traições e questões da vida adulta, que muitas vezes a gente faz sem saber por que está fazendo – como casar e ter filhos, por exemplo- a série, muito bem ambientada ao longo de cerca de quarenta anos, se sustentou também pela qualidade da caracterização e maquiagem dos atores, além dos cenários, figurinos e costumes apropriados para cada época.

Os cinco amigos vão morrendo e cada um que vai ficando vai se perguntando quem será o próximo. Um drama tragicômico, pelo menos até quando é permitido definir assim. Com representações reais da infelicidade humana, a série, assim como provavelmente o livro, esfrega em nossa cara que a vida é injusta, nem sempre a gente vai ser feliz, fazer boas escolhas ou fazer coisas boas para as outras pessoas.

Com direção de Andrucha Waddington e Daniela Thomas, a série se mostrou excelente para mim, com muitas cenas de nudez e cemitérios, discutiu com parcimônia principalmente dois grandes tabus da humanidade: o sexo e a morte. Tô ansiosa para ler o livro!

Deixe um comentário