Dica cultural: Museu de Arte Sacra da Ufba

Igreja da fachada do Museu – By Rafaela Valverde

Na segunda-feira aproveitei que fui fazer umas coisas na rua e era meu dia de folga, aproveitei e fui visitar o museu de arte sacra da ufbinha, mas conhecida como minha universidade querida e amada. Pois bem, o Museu de Arte Sacra fica na rua do Sodré, número 28, no Dois de Julho. Indo pela Avenida Carlos Gomes é a primeira entrada a direita. Perguntando qualquer pessoa informa. É bem fácil de chegar para quem conhece bem Salvador. Eu sempre digo que se você é soteropolitana, sua obrigação é conhecer Salvador minimamente.

O museu funciona de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, com entrada até às 17h30, viu? Não vão chegar lá tarde não. Ah, mas eu trabalho, não consigo ir. Aí, infelizmente não posso fazer nada se você é explorada pelo sistema, mona. Não funciona aos feriados e a entrada é dez reais inteira e cinco reais meia entrada. Ah, tem um dia que é de graça, mas não lembro com certeza se é terça ou quarta, sorry! Eu não paguei nada porque sou estudante da Ufba e nós não pagamos, mediante apresentação do comprovante de matrícula e documento com foto. Ao chegar é necessário guardar a mochila em um armário trancado, cuja chave fica em nosso poder, óbvio. Pode tirar fotos, sem flash, mas na sala prata não pode. Se vocês forem, vão entender o spoiler! E também não pode filmar. Nada. O museu tem uma vista incrível e obras de arte impactantes, dos séculos dezessete em diante, com representações artísticas diversas e em vários estilos.

vista de uma das janelas do museu

O museu de Arte Sacra foi restaurado pela Ufba, no ano de 1958 quando já estava quase em ruínas e é administrado pela universidade até hoje. Com guias em toda a visita, o local silencioso e repleto de história e fé me deixou reflexiva e agradecida por ter a oportunidade de poder contemplar arte. Toquei em algumas escondido e a maioria é de barro cozido e madeira. Mas tem objetos valiosíssimos, em ouro, prata e pedras preciosas. Objetos utilizados em cerimônias e pelos religiosos que ali habitavam, como monges e freiras. Segundo um do guias, que respondeu pacientemente minha pergunta idiota: “eles realmente usavam esses objetos,,,?” antes moravam homens religiosos ali, as mulheres até hoje vivem em algum lugar, que concluí ser um convento.

Eu tirei tantas fotos e queria mostrar tudo para vocês, mas não sei se vai dar para postar tudo aqui. Hahaha. Mas provavelmente vou fazer outra postagem, porque não tirei tanta foto à toa, não é? Mas o bom é que estou inaugurando a seção que queria inaugurar há muito tempo aqui, que é a dica cultural. Me aguardem!

Parte interna da igreja

E uma das vistas é uma prainha, onde tinham umas pessoas jogando bola. Em cada sala que eu entrava ia até a janela contemplar a baía de todos os santos que é sempre de tirar o fôlego.

Vocês estão vendo a prainha?
Deu vontade dessa prainha aí, viu?

O museu também é repleto de mobiliários e oratórios. É uma verdadeira viagem no tempo. Para quem gosta desse tipo de programa, dá para ir só, de casal ou ainda com a família. Eu gosto de apreciar a arte, que mexe comigo em todas as sua representações. Não apenas olho, contemplo os detalhes com que foram feitas as obras.

Mais fotos para vocês contemplarem, mas vão ao museu. Nada, nenhuma foto substitui a ida ao local. Aproveite Salvador e as opções de lazer, artísticas e culturais que temos em nossa cidade. Salvador não é só show, festa, carnaval e música, não.

esse quadro me impactou muito devido a representação de Jesus e seus riquíssimos detalhes
um dos oratórios
mobiliário original de um dos dormitórios
Olha os detalhes dessa peça
armário – oratório

Tem um acervo muito variado e impressionante, o MAS. Vou resumir a postagem e não vou fazer parte dois não, mas tenho muitas fotos aqui. Há representações da divina trindade, Nossa Senhora da Conceição, São Pedro, Santa Cecília, Santa Luzia, entre tantos outros que nem sou capaz de lembrar. Trago agora a representação artística de São João Batista e de São Cosme e São Damião, tão conhecidos por nós baianos.

Cosme e Damião.

E por fim, mas não menos importante, trago imagens das fachadas dos prédios do museu e sua arquitetura clássica, emoldurada pelo céu de Salvador. Não importa a sua religião, apenas vá! É arte, é cultura, é conhecimento, é riqueza. Eles têm instagram e site, para mais informações.

Deixe um comentário